sábado, 9 de janeiro de 2021

"A pior mentira é aquela que é meia verdade" - G. K. Chesterton

Um comentário pode ser falacioso; uma notícia pode ser falsa. Mesmo que não seja falsa, pode ser escolhida para dar uma imagem completamente falsa do assunto em questão.

Seleccionar é a arte fina da falsidade. A pior mentira é aquela que é meia verdade.

Os jornalistas são os novos sacerdotes. Mas contrariamente aos antigos, não os norteia a contrição nem a fé na verdade. Nem tão pouco o sentido de pertença ao povo que deveriam servir.

G.K. Chesterton in 'Distortions of the Press' (1909) 


blogger

1 comentário:

Maria José Martins disse...

E o que diria, hoje, este perspicaz Filósofo?!
Rendida ao Sistema, a maioria dos jornalistas do nosso tempo diz somente o que lhe é imposto", "sugestionando e enganando" o Povo que, na sua boa fé, ainda acredita, que é dela que vem a "VERDADE", porque a sua "fonte de informação" é somente os Media!
Com a capa de "cuidadores e beneméritos"--enquanto houver esmolas da União Europeia, para nos convencer de que tudo é normal-- escravizam-nos e censuram, ou mesmo perseguem, aqueles que pensam e sentem de forma diferente; e AINDA se apelidam de DEMOCRATAS!...
E como diria o nosso Poeta António Aleixo: "Pra/mentira ser segura e atingir profundidade, tem que trazer à mistura, qualquer coisa de verdade!"
E, no meio desta COFUSÃO TODA, cada vez compreendo melhor o porquê do "sim, sim; não , não, que JESUS EXIGE aos SEUS...JUSTIFICANDO que: "TUDO QUE VAI PARA ALÉM DISSO , VEM DO DEMÓNIO!"
Infelizmente, nem os SEUS assim PENSAM E AGEM!
E como dizia alguém: "NUM TEMPO DE MENTIRA UNIVERSAL, DIZER A VERDADE É UM ATO REVOLUCIONÁRIO!"
E outro: "Agora, só nos RESTA DEUS, porque, infelizmente, JÁ NADA PODEMOS FAZER!"