segunda-feira, 31 de julho de 2017

Pe. Vasco Pinto Magalhães, brincando com o fogo

Numa entrevista à Agência Ecclesia, o Padre Jesuíta Vasco Pinto de Magalhães fala sobre o seu mais recente livro: 'O Mal e o Demónio'. Este breve texto não é uma recensão do livro, mas antes um comentário sobre alguns pontos da referida entrevista.

Nos seus Pequenos Poemas em Prosa, Baudelaire dá voz a um pregador que diz o seguinte:

“Meus caros irmãos, não esqueçais nunca, quando escuteis glorificar o progresso das luzes, que a maior artimanha do diabo é de vos persuadir que ele não existe!”

Esta artimanha é tão bem engendrada que atingiu mesmo sacerdotes e bispos…

Vejamos algumas das citações da entrevista, colocadas lado a lado com as palavras do Catecismo, de alguns Papas e do Evangelho.

Pe. Vasco: “O demónio não é uma entidade pessoal que entra. O demónio é uma desordem, uma força desordenadora”

Catecismo: “o Mal [na petição do Pai Nosso “mas livrai-nos do Mal”] não é uma abstracção, mas designa uma pessoa, Satanás, o Maligno, o anjo que se opõe a Deus.” (§2851)

Papa Paulo VI: O mal não é apenas uma deficiência, mas uma eficiência, um ser vivo, espiritual, pervertido e perversor. Terrível realidade. Misteriosa e pavorosa. Sai do quadro do ensino bíblico e eclesiástico quem se recusa a reconhecer a sua existência (…) ou quem a explica como uma pseudo-realidade, uma personificação conceptual e fantástica das causas desconhecidas das nossas desgraças. (Audiência Geral, 16 de Novembro de 1972)

Papa Francisco: “E pensar que nos queriam fazer crer que o diabo era um mito, uma figura, uma ideia do mal! Ao contrário, o diabo existe e nós devemos lutar contra ele. São Paulo recorda: é a palavra de Deus que no-lo diz! Mas parece que não estamos convencidos desta realidade”. (30 de Outubro de 2014)

Pe. Vasco: “Mas cada vez mais a Igreja sabe que é um problema psíquico.”

Pe. Gabriele Amorth: “Mas eu não faço exorcismo ao primeiro que passa! Antes vejo as fichas clínicas, os resultados de análises e as idas ao psiquiatra. Intervenho com as orações de libertação apenas quando a medicina não fez efeito”.

Catecismo: “O exorcismo tem por fim expulsar os demónios ou libertar do poder diabólico, e isto em virtude da autoridade espiritual que Jesus confiou à sua Igreja. Muito diferente é o caso das doenças, sobretudo psíquicas, cujo tratamento depende da ciência médica. Por isso, antes de se proceder ao exorcismo, é importante ter a certeza de que se trata duma presença diabólica e não duma doença.”

Pe. Vasco: “Os grandes exorcistas, no fundo, nunca encontraram verdadeiramente um espírito, encontraram uma espiritualidade perturbada que precisa de ser reorganizada pelo amor.” “Os exorcismos de Jesus Cristo foi curar psicopatologias.”

Evangelho: «“Mestre, eu trouxe-te o meu filho que está possesso de um espírito mudo, que, onde quer que se apodere dele, o lança por terra, e o menino espuma, range com os dentes, e fica rígido. Pedi aos Teus discípulos que o expulsassem e não puderam.”

Jesus respondeu-lhes: “Ó geração incrédula! Até quando hei-de estar convosco? Até quando vos hei-de suportar? Trazei-Mo cá”. Trouxeram-Lho. Tendo visto Jesus, imediatamente o espírito o agitou com violência e, caído por terra, revolvia-se espumando. Jesus perguntou ao pai dele: “Há quanto tempo lhe sucede isto?”. Ele respondeu: “Desde a infância. O demónio tem-no lançado muitas vezes ao fogo e à água, para o matar; porém Tu, se podes alguma coisa, ajuda-nos, tem compaixão de nós”. Jesus disse-lhe: “Se podes…! Tudo é possível a quem crê”. Imediatamente o pai do menino exclamou: “Eu creio! Auxilia a minha falta de fé”. Jesus, vendo aumentar a multidão, ameaçou o espírito imundo, dizendo-lhe: “Espírito mudo e surdo, Eu te mando, sai desse menino e não voltes a entrar nele!”. Então, dando gritos e agitando-se com violência, saiu dele, e o menino ficou como morto, tanto que muitos diziam: “Está morto”. Porém, Jesus, tomando-o pela mão, levantou-o, e ele pôs-se em pé. Depois de ter entrado em casa, os Seus discípulos perguntaram-Lhe em particular: “Porque o não pudemos nós expulsar?”. Respondeu-lhes: “Esta casta de demónios não se pode expulsar senão mediante a oração e jejum”. (Mc 9, 17-29)

Pe. Vasco: “O exorcismo não tira nada lá de dentro, o exorcismo comunica paz, equilíbrio, ordem, porque não há nada a tirar – um espírito não está dentro de outro espírito (…) O espírito não tem dentro nem fora. Portanto, é uma fantasia nossa para explicar um bocadinho essa realidade”

Evangelho, de novo: “Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele, e não entres mais nele.”

Evangelho, mais uma vez: “Para isto é que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo” (1Jo 3, 9)

Breve comentário

A posição do Pe. Vasco é de uma assustadora ingenuidade, de grande irresponsabilidade e com consequências devastadoras. Representa, na verdade, uma certa tendência teológica presente há muito na Igreja; assim, este artigo aproveita o pretexto desta entrevista, mas visa essa corrente ‘modernista’, que está convencida que a doutrina ‘evolui’, que passámos por uma idade das trevas na Igreja e agora vamos chegando à ‘idade das luzes’.

O Pe. Vasco, com a sua ‘hermenêutica’ muito pessoal, contradiz directamente as palavras de Cristo, a doutrina da Igreja e as palavras, reiteradas sucessivamente, do próprio Papa Francisco (bem como, naturalmente, a de todos os Papas anteriores).

Terminemos, lembrando as palavras do Papa São João Paulo II, pouco tempo antes de se tornar Papa:

“Hoje, estamos diante do maior combate a que a humanidade já assistiu. Não penso que a comunidade cristã o tenha compreendido totalmente. Hoje, estamos diante da luta final entre a Igreja e a Anti-Igreja, entre o Evangelho e o Anti-Evangelho”.

As palavras de um sacerdote que vai ser ouvido e lido devem ser pesadas e pensadas; a sua responsabilidade é a de subir acima de si mesmo e dos seus particulares pensamentos, para transmitir fielmente a doutrina da Igreja. Aos crentes enquanto tal não lhes interessa saber as opiniões pessoais, as ‘hermenêuticas’ superficiais de um sacerdote. Aos crentes, enquanto tal, interessa-lhes ouvir a doutrina de forma corajosa e clara, sobretudo num tempo que a Irmã Lúcia recorrentemente caracterizava, justamente, como de “desorientação diabólica”.

Um interessante extratexto

O grande exorcista do Vaticano, Padre Gabriele Amorth, revela-nos que a “invocação de João Paulo II tem um efeito devastador sobre o diabo” e diz ainda que “Satanás teme muitíssimo Bento XVI; as suas missas, as suas bênçãos, as suas palavras são como poderosos exorcismos”.

Pedro Sinde in Academia.edu (23 de julho de 2017) via 'odogmadafe.wordpress.com'

Eis o vídeo da entrevista em causa: Padre Vasco Pinto de Magalhães fala do Demónio


blogger

7 comentários:

meirita disse...

O Pe Vasco Magalhães precisa ser exorcizado só que não sabe!Já o confrontei com o Catecismo e pasme-se, ele respondeu-me 'CORTE ESSA PÁGINA' Assim literalmente.
Rezemos, porque há uma casta de demónios que só com jejum e oração se vencem, foi assim que Jesus falou aos Apóstolos.

Unknown disse...

Fiquei muito triste com a conversa do Pe. Vasco! Não esperava isto de um jejuíta! Mas fiquei ainda mais preocupado com a possível desorientação dos ouvintes! Dar a Doutrina da Fé compete ao legítimo Magistério da Igreja. Mas, mesmo que seja dar uma opinião, sobretudo a um padre e jesuíta, não se pode admitir que ensine o contrário.
Ora o demónio não é apenas um mito para explicar o mal, como simples mau uso da liberdade humana. Nem Jesus se limitou apenas a curar e a libertar as pessoas de psicopatias! Nesse caso nem haveria lugar para os milagres autênticos e reconhecidos, com tanto estudo e competência por parte da Igreja. Aliás tudo isto já vem lá da tão estafada "desmitologização" da Sagrada Escritura, quando há cerca de 50 anos estudei essas correntes de pensamento de pretensos mestres de teologia bíblica. A interpretação da Sagrada Escritura não vem da opinião de cada estudioso. Nem eles podem ser fazedores da Doutrina da Fé. A Sagrada Escritura, com a Tradição, a Patrística e o Magistério da Igreja é que são as fontes da autêntica Doutrina da Fé.

Maria Carvalho disse...

Tirar frases do seu contexto permite todas as interpretações possíveis... Já ouvi muitas vezes o P. Vasco P. Magalhães falar sobre o mal e o diabo, já li a sua opinião no livro "Conversas com princípio meio e fim" e nunca vi que fosse contra o Magistério da Igreja, antes pelo contrário. Apenas procura explicar com linguagem atual algumas verdades da Fé que muitos proclamam sem procurar entender...

Anónimo disse...

Explicação muito boa, obrigada Senza!

psaraiva disse...

Uma das grandes fragilidades de muitos crentes, meus caros amigos, é a falta de conhecimento das regras da Hermenêutica e da Exegese, bíblicas. Chega a ser cegueira...

Tal ignorância provoca, frequentemente, enormes contradições na doutrina e na pregação da Palavra.

Felizmente, ao contrário dos autores de vários comentários anteriores, há quem não tudo reduza a um restrito e redutor sentido das palavras, a uma mera leitura "literalista" das Escrituras. Felizmente, mais uma vez!!! Caso contrário, o que seria, por exemplo, dos valores e das mensagens transmitidas por Jesus nas suas alegorias, parábolas e metáforas.

Unknown disse...

Queridos amigos crentes,

por favor, já é difícil e trabalhoso crer em Deus, fiar-se nEle, fazer dEle companheiro de vida... só nos faltava ainda ter de acreditar noutra personalidade espiritual que (des)governa as nossas vida! Para isso chegamos nós ... tenham dó e inteligência!

Dulce Brandao

Anónimo disse...

Só ignorantes. Fiam-se na letra porque não sabem pensar, coisa fundamental criada pelo próprio Deus. Tomam a letra e identificam-na com Deus. Crime.