domingo, 18 de julho de 2021

15 conselhos de Madre Teresa para alcançar a humildade

Estes 15 conselhos foram dados por Madre Teresa de Calcutá às Irmãs da Caridade:

1. Falar de si tão pouco quanto for possível.

2. Ocupar-se dos seus próprios assuntos.

3. Evitar a ociosidade.

4. Não querer resolver os assuntos dos outros.

5. Aceitar as contradições com bom humor.

6. Passar por alto as falhas dos outros.

7. Aceitar a censura mesmo quando se está inocente.

8. Ceder à vontade dos outros.

9. Aceitar insultos e injúrias.

10. Aceitar ser desconsiderado, esquecido e desprezado.

11. Ser gentil e amável mesmo quando nos provocam.

12. Não procurar ser admirado e amado.

13. Não se escudar atrás da própria dignidade.

14. Ceder nas discussões mesmo quando se tem razão.

15. Escolher sempre o mais difícil


blogger

1 comentário:

Maria José Martins disse...

Aceito e compreendo a maior parte destes conselhos, embora, só possíveis, aliados, como já foi dito, a uma grande DOSE de ESPIRITUALIDADE. Porém, há três itens que me confundem:
4-- Não querer resolver os assuntos dos outros?!
8-- Ceder à vontade dos outros?!
14--Ceder à discussões mesmo quando se tem razão?!
Eu penso que é uma questão de Português mal explicado.
Quanto ao 4, como posso amar e ajudar os outros, se não me empenho nos seus problemas?!
Ou será que quer dizer, que farei tudo o que puder, pelos outros, mas sem julgamentos e respeitando os seus limites, sem me imiscuir demasiado?
Relativamente ao 8: ceder à vontade dos outros?!
Depende...desde que não atropele os meus Valores...Posso fazer tudo para ajudar, desde que isso não implique conivência com o pecado.
E, por último: ceder nas discussões, mesmo quando se tem razão.
Aqui, é que nunca! Posso respeitar o adversário e a sua opinião e, com delicadeza, mostrar que não somos inimigos; mas, se tenho a certeza de que estou CERTO, nunca ceder à mentira!
Da discussão nasce a luz e sou apologista de que haja troca de SABERES, mas sem nunca SUBVERTER a Verdade!
Amigos como antes, mas cada um no seu caminho, até que se FAÇA LUZ!

Que Santa Teresa me perdoe, se não a entendo!