domingo, 11 de abril de 2021

O perigo do abuso da Misericórdia Divina




blogger

10 comentários:

Anónimo disse...

Hello.... planeta terra chama Senza... só para avisar que estão mais de 230 anos atrasados na concepção de Misericórdia. Por favor não nos insultem, deixem.nos viver os restos do jubileu, por MISERICÓRDIA! Ao menos isso não? Deve ser pedir muito sim....

Meres disse...

A Palavra de Deus é perfeita, a do homem não! Os homens mudam, Deus nunca porque ele é eterno!

Meres disse...

A Palavra de Deus é Eterna porque é Perfeita!!! Os homens mudam à todo instante. Deus nunca!

Maria José Martins disse...

Estamos no tempo da Misericórdia-- segundo palavras de Jesus a Santa Faustina-- onde o Homem tem a GRANDE oportunidade de SE ARREPENDER e MUDAR DE VIDA, porque Jesus o ajudará, dando-lhe toda a espécie de GRAÇA para o conseguir. Mas nada disso implica que a DOUTRINA seja mudada: os MEIOS é que são mais eficazes, por GRAÇA DIVINA!
Porém, Jesus também afirma com Autoridade: "Mas ai daqueles que ABUSAREM DA MINHA MISERICÓRDIA!" Avisa que é um tempo especial---no derramamento de Graças--mas que, depois, vem O TEMPO DA JUSTIÇA!...
Não é como tenho lido que, agora, todos se Salvam, até Judas! Quem assim fala, acho que está , mais uma vez, a deturpar a Palavra onde Jesus nos diz: "Nenhum se perdeu, a não ser o filho da maldição"; e isto para não citar outras fontes já aqui referidas--Maria Valtorta-- onde Jesus explica todo o percurso malévolo de Judas, que SEMPRE traiu, a TODOS os níveis, e SEMPRE desprezou, com ARROGÂNCIA, TODAS as oportunidades de MUDANÇA e ARREPENDIMENTO, deixando-se, lentamente, empedernir por SATANÁS, que acabou por dominá-lo, completamente, POSSUINDO-O!
Depois da Ressurreição, Jesus responde a S. João sobre isso, referindo o perigo que é desprezarmos as GRAÇAS ao longo da vida, dando primazia a Satanás. Assim, ele pode acabar por nos possuir e, depois, a LUTA já não é ENTRE DEUS e o HOMEM, mas é entre DEUS e SATANÁS, sendo a vontade humana totalmente subjugada à sua influência, DOMINANDO-O, ao ponto de nem a MISERICÓRDIA RECONHECER. E, segundo Jesus, foi o que aconteceu com Judas, desperdiçou, desperdiçou e, depois, DESESPEROU!!
E mais, Jesus também afirma que ESSE TIPO DE POSSESSÃO, adquirida conscientemente, por desprezo constante, do cumprimento da Vontade de Deus, é muito mais perigosa do que a POSSESSÃO maligna, mais vulgarmente conhecida, a qual somente pode dominar o corpo, mas cuja alma fica livre para optar por Deus.
Jesus ainda refere que foram POSSESSSOS daquele género que participaram na Sua condenação e morte, por sua--deles-- perversa vontade!

Anónimo disse...

Não percebo bem esta frase.
O que significa 'temer a Deus'? Não será, por ventura, não ter medo de ser em cada momento das nossas vidas o que a pessoa é realmente no seu íntimo? Será que o 'processo de Deus' é separável da experiência individual de cada um de nós, para além das cartilhas religiosas?
E não será ousar 'desafiar a Deus' um passo mais próximo para desafiar o medo de sermos nós próprios e de estar em comunhão com Deus, de 'ir além da Taprobana'? Talvez esse seja o significado simbólico da comunhão. A pessoa só se 'serve da misericórdia divina' - para usar a alegoria de Ligório aqui citada - se for contra si próprio e, por conseguinte, contra Deus.
A diferença entre temer a Deus e usurpar cegamente do poder de individualidade é portanto muito, muito ténue...
Quem me dera a mim poder saber a diferença entre os dois na prática!

Anónimo disse...

Ah esses pobres coitados, sem fé, colocando-se no lugar de Deus! Uma boa catequese teria resolvido isso? Talvez, mas o orgulho é um Deus exigente, tenhamos a humildade e a paciência, que com a graça de Deus nos falte o amor para ajudar a estes cegos.

Maria José Martins disse...

Temer a Deus, como me ensinaram, não significa, literalmente, ter medo d/Ele.
Reconhecendo a Sua Omnipotência, a Sua Perfeição e, sobretudo, o Seu Amor incondicional por nós, pobres e insignificantes Criaturas, devemos fazer TUDO para Lhe sermos gratos e, com humildade, OBEDECER À SUA VONTADE, porque, somente isso O fará feliz, pois, como Pai, só Ele sabe o que é melhor para nós! E a nossa maior preocupação--temor-- deve passar, SEMPRE, por EVITAR TUDO aquilo que O possa OFENDER.
E, segundo o que li, nunca é Deus que provoca o sofrimento, embora o permita, para que aprendamos com os erros, e dele tiremos um Bem Maior...

emamrinelo disse...

Temer e ter medo são equivalentes? E qual é o mal? Se eu tenho medo dum vírus que ninguém conhece e se chama Covid e ando da máscara, não saio á rua, não socializo. Se eu tenho medo de ter um acidente de automóvel quando algum maluco da estrada se me atravessa e o meu coração põe-se aos saltos e insulto, esbracejo e muito mais, perdendo toda a compostura, se eu tenho medo de perder o emprego porque não sei como irei alimentar os meus filhos nesta sociedade "covidada". Tenho medo disso tudo mas não devo temer a Deus? Aquele que me disse precisamente para O temer porque Ele é que tinha o poder de me condenar eternamente e não as potestades ou os principados? Não tenham vergonha de ter medo do medo: medo de desagradar a Deus, medo de O perder. Aliás, muito pedagogicamente, as suas punições neste tempo são mesmo para nos suscitar o medo pois, pedagogicamente, apesar das muitas objecções modernistas é muito útil. Medo e misericórdia não são opostos, necessariamente

Maria José Martins disse...

Segundo o que aprendi, Deus prefere mais que O Amemos do que O Tememos.
Em "O Evangelho como me foi revelado", há uma Passagem em que Jesus explica, como alguém que nunca tenha tido acesso à Verdade, se pode Salvar. Ele diz, que todo o Homem foi Criado à Imagem e Semelhança de Deus e que, por isso, tem imprimido nele, naturalmente, a noção de Bem e de Mal. Logo, se em sua consciência--mesmo desconhecendo os Mandamentos da Lei de Deus, porque nunca os aprendeu--optar pelo Bem, e o praticar por Amor, Salva-se, podendo agradar muito mais a Deus do que outro que, conhecendo TODOS OS MANDAMENTOS, os pratique apenas POR MEDO DE DEUS!!
Ora, penso que isto quer dizer que: "Quem Ama não trai nem ofende!"
Assim, Temor e Amor andam de mãos dadas, mas, o que não invalida que tenhamos SEMPRE em conta a JUSTIÇA DIVINA, na REPARAÇÃO dos nossos pecados...

Anónimo disse...

Sim, concordo com o que diz: qualquer pessoa tem em si mesma o potencial de um compasso divino sobre a correcção ou não das suas acções no dia-a-dia. É como a história do ladrão na cruz ao lado de Jesus que se arrepende. O ser humano nasce livre e inocente, para depois se tornar - a espaços, espero eu! - perverso, violento, mesquinho. A própria sociedade a isso obriga. É um verdadeiro campo de batalha. É que as pessoas que se dedicam a uma vida puramente devocional (fora, portanto, destas oscilações tremendas da mente) são uma percentagem ínfima da população. Nós, os 'mortais', não temos outra hipótese senão ir aprendendo com cada erro do nosso percurso.