terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Quem é D. Fernando Ocáriz - 3º sucessor de S. Josemaria?

1. Msgr. Fernando Ocáriz é o mais novo de oito irmãos, nasceu em Paris em 1944.

2. Estudou Física na Universidade de Barcelona, terminando o curso em 1966.

3. Depois, como estudante de teologia, viveu em Roma com S. Josemaria, o fundador da Obra. Terminou o curso de teologia em 1969 e recebeu o doutoramento em 1971.

4. Foi ordenado sacerdote em 1971. Nos primeiros anos de sacerdócio esteve especialmente ligado aos estudantes universitários.

5. Desde 1986 que é consultor da Congregação para a Doutrina da Fé. De acordo com o jornalista John Allen, é um dos principais autores da Dominus Iesus, um documento importante pedido  por S. João Paulo II que esclarece as principais diferenças entre a Igreja Católica e os outros Cristãos. 

6. Em 2009 foi nomeado pelo Papa Bento para colaborar nas discussões doutrinais entre a Sociedade de S. Pio X e a Santa Sé. 

7. Nos anos 80 esteve envolvido no início da Pontifícia Universidade da Santa Cruz, uma das principais universidades de teologia em Roma. É agora professor emérito de Teologia Fundamental. Escreveu muitos livros que ainda hoje são usados pelos estudantes de teologia em Roma.

8. Em 2011 escreveu no L'Osservatore Romano um artigo muito importante sobre o Concílio Vaticano II, que vale a pena ler: 50 anos após a convocatória do Concilio Vaticano II

9. Em 1994 foi nomeado Vigário Geral do Opus Dei, cargo que manteve até 2014. Desde 2014 até hoje tornou-se Vigário Auxiliar, acumulando todas as funções próprias de Prelado, excepto as que competem aos Bispos.

10. Msgr. Fernando Ocáriz foi nomeado pelo Papa Francisco como Prelado do Opus Dei. É agora o terceiro sucessor de S. Josemaria.
in wikipedia e opusdei.pt


blogger

Sem comentários: