terça-feira, 6 de dezembro de 2016

S. Josemaria e S. Nicolau - Uma amizade sem fim?

Depois de fundar o Opus Dei em 1928, uma das primeiras iniciativas de S. Josemaria foi abrir uma residência de estudantes em Madrid.

Muitos dos primeiros membros da Obra conheceram S. Josemaria através desta residência. Além de residência, a casa era também uma academia onde muitos estudantes iam estudar e ter algumas explicações. Chamava-se Academia DYA, que significava oficialmente Derecho y Arquitectura, mas para S. Josemaria significava Dios y Audacia, um lema que veio a marcar o apostolado da Obra pelo mundo fora.

Uma das audácias de S. Josemaria tinha sido comprar o espaço da residência, vários andares de um prédio no centro de Madrid, sem ter praticamente dinheiro. Mês a mês arranjava dinheiro para pagar as prestações que devia. Em Dezembro de 1934 a situação complicou-se e S. Josemaria não via como arranjar dinheiro para pagar esse mês.

No dia 6 de Dezembro, festa de S. Nicolau, conseguiu resolver o problema. Quando ia celebrar Missa, a subir os degraus para o altar, rezou para dentro e pediu a S. Nicolau para interceder pela situação económica da Academia DYA. Disse que se S. Nicolau ajudasse, o faria intercessor da Obra. Logo a seguir reconsiderou e imediatamente disse que faria de S. Nicolau intercessor da Obra de qualquer maneira, mesmo que não obtivesse a graça que queria. Mas o favor foi obtido e a residência pagou-se a tempo.

Desde então S. Nicolau tornou-se o intercessor oficial da Obra para as questões financeiras. 

in qualquer biografia de S. Josemaria


blogger

Sem comentários: