quinta-feira, 25 de junho de 2015

Papa Francisco contra propaganda de redução de nascimentos

"Em vez de resolver os problemas dos pobres e pensar num mundo diferente, alguns limitam-se a propor uma redução da natalidade.

Não faltam pressões internacionais sobre os países em vias de desenvolvimento, que condicionam as ajudas económicas a determinadas políticas de «saúde reprodutiva». Mas, «se é verdade que a desigual distribuição da população e dos recursos disponíveis cria obstáculos ao desenvolvimento e ao uso sustentável do ambiente, deve-se reconhecer que o crescimento demográfico é plenamente compatível com um desenvolvimento integral e solidário».

Culpar o incremento demográfico em vez do consumismo exacerbado e selectivo de alguns é uma forma de não enfrentar os problemas. Pretende-se, assim, legitimar o modelo distributivo actual, no qual uma minoria se julga com o direito de consumir numa proporção que seria impossível generalizar, porque o planeta não poderia sequer conter os resíduos de tal consumo."

Laudato Si 50.

Fonte: Estatatísticas Demográficas 2007, Instituto Nacional de Estatística



blogger

2 comentários:

Anónimo disse...

Por um outro lado, a diminuição da natalidade em portugal pode estar relacionada com o aumento do fluxo de emigração. E a populaçao portuguesa está ficar mais envelhecida e da falta de apoios do estado social (ou inexistente) para manter a sustentabilidade entre as gerações.

Anónimo disse...

Permita-me que discorde, anónimo do dia 26. A legalização do aborto é decerto o principal fator de diminuição da taxa de natalidade em Portugal.