quarta-feira, 24 de junho de 2015

Morreu a primeira sucessora de Madre Teresa de Calcutá

Morreu ontem (23 de Junho) a irmã (ou Sister) Nirmala Joshi, a primeira sucessora de Madre Teresa de Calcutá à frente das Missionárias da Caridade. Serviu a Igreja como Superiora Geral das Missionárias entre 1997 e 2009. Nesse último ano deixou o cargo por causa da doença que já a afectava. 

O blog Senza sabe, por amigos que já ajudaram as próprias irmãs em Calcutá, que a Sr. Nirmala estava doente nos rins há algum tempo e tinha-se recusado a receber tratamentos, que só iriam prolongar uma morte inadiável. Estamos certos que a Sr. Nirmala ofereceu estes últimos anos pelas irmãs, pois os sacrifícios dos doentes era algo muito querido pelo carisma da Madre Teresa.

O Arcebispo de Calcutá, D. Thomas D'Souza, que visitara a Sr. Nirmala há 15 dias, quando ela recuperou a consciência, mostrou-se muito tocado pela sua morte, dizendo que "ela era uma grande alma" e louvando o seu trabalho. Disse  D. Thomas que "ela nunca falava sobre si mesma, estava muito mais preocupada sobre como promover a paz e ajudar os pobres... tinha uma união profunda com Jesus e foi uma gentil apóstola da paz até ao fim."

A Sr. Nirmala nasceu em 1934 na Índia oriental, numa família Hindu do Nepal, que servia o império britânico. Andou em escolas cristãs e, inspirada pelo trabalho da Madre Teresa, baptizou-se e deu a sua vida para ser missionária da Caridade. Ao fazer os votos mudou o seu nome para "Nirmala" que, em Sanskrit, significa "pureza". É normal, dada a insistência que a Madre Teresa dava à luta pela Santa Pureza, mesmo para os mais pobres que viviam em condições muito degradantes.

A Sr. Nirmala fez um mestrado em ciência política e também estudou direito e, nos anos 70, tornou-se superiora do ramo contemplativo das Missionárias. Só mais tarde, já em 1997, é que foi eleita Superiora Geral, pouco antes da morte de Madre Teresa. Foi graças a ela que o processo de beatificação de Madre Teresa avançou tão rápido. Já se fala que no próximo ano da misericórdia o Santo Padre pode canonizar Madre Teresa, concluindo o processo de canonização.

Em 2009 o lugar da Sr. Nirmala foi ocupado pela Sr. Mary Prema, que é hoje a Superiora Geral das Missionárias da Caridade.


Santa Missa na Forma Extraordinária celebrada numa casa das Missionárias da Caridade em Puerto Rico.


blogger

Sem comentários: