quinta-feira, 23 de julho de 2015

Como eram as férias do Padre Wojtyla em Julho?

A propósito do mês que estamos a viver e de muitas pessoas estarem já de férias, aqui fica um excerto de umas férias de Julho de S. João Paulo II, ainda sacerdote, em que ele teve que sair a meio para receber a notícia de que... o Papa Pio XII o tinha nomeado Bispo.

[negritos feito pelo Senza]
"Era o ano de 1958. Encontrava-me com um grupo de entusiastas da canoagem num comboio para Olsztyn. Íamos começar as nossas férias segundo o programa que vinha sendo praticado desde 1953: passávamos uma parte das férias na montanha, mais frequentemente em Bieszczady, e outra parte nos lagos da Masuria. (...) 
Era o mês de Julho. Dirigindo-me àquele que fazia as vezes de ‹‹almirante›› - se bem me lembro na altura era Zdzislaw Heydel - disse: "Zdzislaw, daqui a pouco terei de deixar a canoa, porque o primaz [(...) o primaz era o cardeal Stefan Wyszynski] me chamou e devo encontrar-me com ele." 
O ‹‹almirante›› respondeu-me: "Está bem, eu penso nisso." 
E assim, quando chegou o dia combinado, deixei o grupo e fui para a estação ferroviária mais próxima, Olsztynek. 
Sabendo que tinha de me apresentar ao cardeal primaz durante a travessia do rio Lyna, havia previamente deixado a batina melhor em Varsóvia na casa de alguns conhecidos. Não poderia, na verdade, apresentar-me ao primaz com aquela batina que eu levava comigo durante as expedições de canoa (nos passeios tinha sempre comigo uma batina e os paramentos para celebrar a Santa Missa)."
in S. João Paulo II, Levantai-vos! Vamos! - Autobiografia, Publicações Dom Quixote, Junho 2004.



blogger

Sem comentários: