sábado, 16 de novembro de 2013

As minhas últimas 500 palavras a alunos universitários

Se tivesse apenas 500 palavras para aconselhar alunos universitários antes de morrer eis o que eu dizia:
Caro estudante universitário,
Quando estive na universidade cometi quatro erros. E também gozei de um grande sucesso.
1) Primeiro, perdi contacto com a minha família que tinha ficado em casa. Estava tão ansioso por sair de casa que simplesmente me desliguei dos meus pais e irmãos. Demorou anos a voltar a relacionar-me. Estão a divertir-se na universidade, mas não se esqueçam das vossas raízes. O sangue é realmente mais denso que a água.
2) Segundo, escolhi alguns maus amigos. Os vossos amigos no liceu eram praticamente forçados pela geografia e classe social. A universidade permite-vos escolher amigos de uma nova maneira. Aristóteles diz que um verdadeiro amigo é aquele que "ama a vossa alma". Os amigos que fazem na universidade vão ficar convosco para a vida e podem determinar com quem se casam e que padrões vão seguir na vossa vida. Escolham sabiamente.
3) Em terceiro lugar, eu pensava erroneamente que a educação estava nos livros e não nos professores. Falem com os vossos professores. Eu tenho um Bacharelato, dois mestrados e um doutoramento. Agora sou professor universitário. Já levei o comboio académico mais longe do que a maior parte das pessoas.
A coisa principal que aprendi é que uma verdadeira educação vem de encontros pessoas com mentores. Encontrem um tema que gostem, um prof que gostem e tornem-se amigos dele ou dela. Essa relação vai permitir décadas de conhecimento. Se jogarem bem as vossas cartas, vão ter um professor que é um amigo.
4) Quarto, eu não sabia que devia encontrar um director espiritual. Não estava numa universidade Católica, mas podia ter beneficiado por ter um padre ou director espiritual na minha vida. Rezem por um sacerdote que possa guiar a vossa alma para a santidade.
Estes são os quatros erros que cometi. Deixem-me partilhar um sucesso. Conheci a minha mulher na universidade. Eu andei na universidade Texas A&M, ela andava na Baylor. Foi um "blind date" no nosso último ano.
Fui apresentado à minha bonita e divertida mulher porque tinha uma boa rede de amigos cristãos. A melhor maneira de encontrarem a vossa esposa é ter uma enorme piscina de referências a falar convosco e a apresentar-vos pessoas de qualidade. Façam crowdsourcing para encontrar a vossa mulher! Podemos já não ter casamentos combinados, mas recomendo vivamente namoros combinados. Deixem os vossos amigos e os amigos dela serem a vossa melhor referência. A Joy e eu temos agora sete filhos e estamos muito felizes. Ela é a minha melhor amiga.
Por último, visto que é a minha "última nota de rodapé", por favor pensem num "plano de vida espiritual". Quer acreditem quer não, a universidade é um daqueles momentos na vida em que vão ter mais tempo livre. Usem esse tempo extra para cultivar bons hábitos de vida. Não se vão arrepender. Experimentem fazer o seguinte:
  • meditação diária
  • terço diário
  • leitura diária da Bíblia
  • confissão semanal
  • Missa diária se conseguirem
  • Adoração Eucarística
A única forma de terem um casamento feliz e uma carreira feliz é ter uma rica vida interior em que diariamente falam e ouvem a Nosso Senhor Jesus Cristo. Se não têm isso, a vossa média e o vosso trabalho bem pago depois da universidade não vos vai trazer nenhuma alegria. Taylor Marshall


blogger

Sem comentários: