domingo, 21 de julho de 2013

A cortesia cristã, fonte de vida


Estou sentado agora mesmo no aeroporto de Dallas/Fort Worth. Estou a caminho de Denver para falar numa conferência de Catholic Media.

Acabei de me esquivar com sucesso do labirinto de sofrimento da Administração de Segurança dos Transportes (AST). O meu cinto e sapatos já estão de volta. Já recolhi os meus apetrechos. Estou assustado com a enorme falta de humanidade com que os trabalhadores da AST nos tratam, e como os passageiros os tratam da mesma forma em resposta.

É uma partida de ping-pong de falta de respeito.
Depois, fui comprar um chá verde. Mais uma vez, os clientes em linha são frios para os trabalhadores do bar. Um alien podia assumir que os clientes estão a ser forçados a comprar alguma coisa que não querem a alguém de que não gostam. Os trabalhadores do bar fazem o máximo para sorrir e atender os pedidos.

Quando eu fiz o meu pedido, tentei fazer uma pequena experiência. Disse, "Bom dia minha senhora, eu queria um chá verde e uma garrafa de água. Muito obrigado.  Teria muito gosto. Tenha um bom dia.

Um sorriso e alguma simpatia pessoal transformou imediatamente as senhoras por trás da caixa. Dar-lhes um sorriso e alguma coisa pessoal foi como dar um garrafão cheio de água fresca a um homem a morrer de sede num deserto árabe. Um sorriso pode ser fonte de vida. Ah, e ao contrário dos meus amigos na fila, eu acabei por receber um feliz e brilhante serviço das senhoras atrás do bar.

Sabe bem agir com cortesia. Quem me dera ter cumprimentado o pessoal da AST com um pequeno sorriso e uma palavra simpática. Talvez até um "Deus o abençoe."

Podem chamar-lhe teologia de avançar por um aeroporto. Nós cristãos não devíamos agir com cortesia? Falamos tanto sobre a teologia do corpo humano e da dignidade da vida humana. Não devíamos também mostrar cortesia ao pessoal da TSA e do café? "Sorrir" não devia fazer parte da teologia do corpo? A cara é o espelho da alma. Devia acontecer que as pessoas em qualquer lado pensassem implicitamente "Os cristãos têm alegria. Gosto deles. Talvez me torne um deles?" Taylor Marshall




PS: Isto não tem nada a ver. Acabei de ver no aeroporto, numa montra, uma revista (the Atlantic) com um título de capa que diz "O que os heterossexuais podem aprender dos casais gay: Porque é que os homossexuais têm relações mais felizes e com mais significado que os heterossexuais." Qualquer coisa assim. A guerra dos media está a decorrer. Eles não vão parar até terem a vitória total. Keep Calm and Keep Scapulars On...


blogger

Sem comentários: