sábado, 20 de abril de 2013

O Papa Francisco e o Diabo

Também hoje (17 de Abril) o Papa voltou a falar do demónio, e por duas vezes: na Missa da manhã e na catequese das Quartas-Feiras.

Na homilia da manhã sublinhou expressamente o milagre do exorcismo referido na passagem dos Actos dos Apóstolos. Leu-se em news.va e, por outro lado na Radio Vaticano, a frase é só citada até ao ponto de exclamação, omitindo a citação bíblica:
E faziam também milagres! "De muitos possessos saíam espíritos impuros, soltando enormes gritos e numerosos paralíticos e coxos foram curados."
Mais tarde, na catequese sobre o mistério da Ascensão do Senhor, nosso advogado sentado à direita Deus, o Santo Padre disse:
Jesus é o único e eterno Sacerdote que com a sua paixão atravessou a morte e o sepulcro e ressuscitou e ascendeu ao Céu; está perto de Deus Pai, onde intercede sempre a nosso favor (cf. Ef 9,24). Como afirma São João na sua Primeira Leitura Ele é o nosso advogado: que bonito que é ouvir isto! Quando uma pessoa é chamada ao juiz ou a um caso, a primeira coisa que faz é chamar um advogado para que o defenda. Nós temos um, que nos defende sempre, defende-nos das insídias do diabo, defende-nos de nós mesmos, dos nossos pecados! Caros irmãos e irmãs, temos este advogado: não tenhamos medo de ir ter com Ele a pedir perdão, a pedir benção, a pedir misericórdia! Ele perdoa-nos sempre, é o nosso advogado: defende-nos sempre! Não se esqueçam disto!

Já desde os primeiros dias que Papa Francisco tem recordado frequentemente o Inimigo. Na primeira Missa pro Ecclesia na Capela Sistina disse:
Quando não se confessa Jesus Cristo, lembro-me de uma frase de Léon Bloy: "Quem não prega o Senhor, prega o diabo." Quando não se confessa Jesus Cristo, confessa-se a mundanidade do diabo, a mundanidade do demónio.
O Espírito Santo é a alma da Igreja com a sua força vivificante e unificante: de muitos faz um só corpo, o Corpo Místico de Cristo. Não cedamos nunca ao pessimismo, àquela amargura que o diabo nos oferece todos os dias; não cedamos ao pessimismo e ao desânimo.
Na homilia de Domingo de Ramos lê-se:
Jesus, que está no meio de nós; nasce do saber que com Ele não estamos nunca sós, mesmo nos momentos difíceis, mesmo quando o caminho da vida se encontra com problemas e obstáculos que parecem insuperáveis, e são tantos! E neste momento vem o inimigo, vem o diabo, mascarado de anjo tantas vezes e, insidiosamente, diz-nos a sua palavra. Não o oiçam! Sigamos Jesus!

É também interessante notar a apresentação dinâmica, ou melhor, "dramática" da vida espiritual que o Papa tem vindo a exprimir, de uma forma muito clara, no sentido da "luta espiritual". Parece-me bastante evidente como nisto emerge a espiritualidade cristã segundo os pontos típicos de Santo Inácio de Loyola. Pensem também no uso dos termos "consolação" e "desolação", também estes intimamente relacionados à espiritualidade inaciana. A polaridade que se cria ajuda à pregação e certamente à pedagogia da escolha e do apostolado.

No texto não muito comprido dos Exercícios Espirituais do fundador dos Jesuítas, a propósito do diabo, encontramos outras 40 referências:
demónio/demónios 22 vezes
lúcifer 3 vezes
anjo mau 3 vezes
inimigo da natureza humana 8 vezes
inimigo do nosso bem e da nossa salvação eterna 1 vez
inimigo maligno 1 vez
adversário 1 vez
chefe dos adversários 2 vezes
chefe do mal 1 vez
tentador 1 vez
diabo 1 vez

in cantualeantonim.com



blogger

Sem comentários: