quinta-feira, 17 de maio de 2012

Papa Bento XVI sobre a comunhão de joelhos

Peter Seewald: Como Papa, começou a distribuir a comunhão na boca aos fiéis estando eles ajoelhados. Considera essa a posição mais adequada? 

Papa Bento XVI: Não sou por princípio contra a Comunhão na mão; eu próprio já a dei e recebi assim. Com a Comunhão agora na boca e de joelhos, pretendi fazer passar uma mensagem de reverência e marcar um ponto de exclamação perante a presença real. Não menos importante é o facto, que ocorre precisamente em eventos de massas, como temos em São Pedro e na Praça de São Pedro, de ser grande o risco de superficialidade. Ouvi falar de pessoas que guardavam a hóstia na mala e a levaram como uma recordação. Neste contexto, em que se pensa que a Comunhão simplesmente faz parte - «todos vão para a frente, então eu também vou» -, quis enviar uma mensagem clara. Deve ficar claro que ali há algo especial! Ali está presente Aquele diante do qual se cai de joelhos. Prestem atenção! Não é simplesmente um rito social qualquer, no qual podemos todos participar ou não participar. 

in Luz do Mundo


blogger

2 comentários:

Anónimo disse...

Lhe parabenizo pela notícia, é bom que as pessoas saibam e conheçam, precisamos de católicos informados. Hoje em dia poucos buscam se informar, continue assim colaborando com a Igreja.

João Silveira disse...

Obrigado, caro anónimo.