segunda-feira, 18 de março de 2024

É agora o tempo da confissão - São Cirilo de Jerusalém

É agora o tempo da confissão. Confessa os teus pecados de palavra e de acção, os da noite e os do dia. Confessa-os neste «tempo favorável» e, no «dia da salvação» (Is 49,8; 2Co 6,2), recebe o tesouro celeste. Deixa o presente e crê no futuro. 

Andaste tantos anos sem parares os teus trabalhos vãos aqui da terra, e não podes parar quarenta dias para te ocupares do teu próprio fim? «Parai! Reconhecei que Eu sou Deus», diz a Escritura (Sl 46,11). Renuncia ao chorrilho de palavras inúteis, não digas mal nem escutes o maldizente, mas dispõe-te desde já a rezar. 

Mostra, na ascese, o fervor do teu coração; purifica esse receptáculo, para receberes uma graça mais abundante. Porque a remissão dos pecados é dada de modo igual a todos, mas a participação no Espírito Santo é concedida segundo a medida da fé de cada um. Se não te esforçares, recolhes pouco; se te esforçares muito, grande será a tua recompensa. És tu próprio que estás em jogo; vela pelos teus interesses.

Se tens um agravo contra alguém, perdoa-lhe. Acabas de receber o perdão dos teus pecados; impõe-se, portanto, que também perdoes o pecador, senão como dirás ao Senhor: «perdoa-me os meus muitos pecados», se tu próprio não perdoares ao teu companheiro de trabalho algumas faltas que tenha cometido contra ti?

in 'Catequese para o baptismo', nº 1, §5


blogger

6 comentários:

Thiago Bartko disse...

Meus amigos, parem com isso... Unico santo é Deus, ou seja, a Trindade: Pai, Filho e Espirito Santo! Não enxergam que são apenas imagens sem vida, estatuas, estão mortos. Quando Cristo voltar irão resuscitar ou não.
A Biblia é bem clara no fato de na adorar imagens, na morte, e que é para adorar somente a Deus. Desculpe, mas é só ler e pensar um pouco.

Anónimo disse...

Pensar (um) pouco.

João Silveira disse...

Thiago, obrigado pelo conselho, mas somos católicos. Santa Páscoa

Sonia disse...

Bons conselhos . Bom Advento.

Maria José Martins disse...

Realmente--parar, meditar, calar...rezar--é tudo o que mais precisamos fazer, nestes tempos de tanta confusão, e cuja necessidade de desabafar, talvez seja o motivo porque sentimos vontade de pôr cá fora "esse chorrilho de palavras inúteis!"
Que Deus nos ajude a fazer Silêncio e a saber mergulhar na Oração, como fizeram e fazem os Grandes Santos, APESAR DE SER CADA VEZ MAIS DIFÍCIL!

tam disse...

Boa tarde
demos com este site https://chartedefontevraultprovidentialisme.wordpress.com/2016/08/15/louis-chiren-du-coeur-immacule-de-marie-au-sacre-coeur-de-jesus/

onde está um artigo sobre alterações, que talvez vos interesse

muito obrigada pelo vosso blogue