sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Capelão militar ostenta insólita coleção de solidéus papais

O jornal Catholic Herald difundiu a curiosa história do sacerdote Kevin Peek, um capelão militar que ostenta uma colecção de solidéus papais obtidas graças a uma pouco conhecida tradição eclesiástica.

"Há uma tradição muito antiga segundo a qual, se você compra um solidéu branco na alfaiataria do Papa e o sustenta durante uma audiência papal, a Guarda a Suíça se encarregará de o trocar por aquele que o Papa leva nesse momento", relatou o sacerdote.

O solidéu é o barretinho liso e em forma de calota com que o Papa, os bispos e outros dignitários eclesiásticos cobrem a parte superior da cabeça.

A alfaiataria Gammarelli, estabelecida em 1798, já serviu a cinco Papas. Ela conta com uma ampla variedade de vestes religiosas, entre elas casulas e mitras, além disso do solidéu papal que vale 50 dólares. O Padre Peek, sacerdote da Arquidiocese de Atlanta e que recentemente iniciou o serviço de capelão do exército no Afeganistão, pôde obter nos últimos 16 anos obteve três solidéus usados por três Papas diferentes, os quais conserva em uma urna de cristal.

O primeiro obteve-o sendo ainda seminarista em Dezembro de 1996. Sua classe viajou a Roma e pôde estar numa Missa com o Beato João Paulo II. Enquanto seus companheiros passeavam por Roma, o Padre Peek comprou um solidéu na Gammarelli. Durante a Missa na capela privada do Papa, esteve sentado na parte de trás para ser um dos últimos em sair da capela e terminar na parte dianteira da linha dos seminaristas à espera de reunir-se com o Papa. Depois que o Papa o saudou e lhe deu um terço, o Padre Kevin tirou o solidéu e o mostrou ao secretário do agora Beato.

O secretário pensou por momentos que todos os seminaristas tinham levado um solidéu, mas lembrou-se da tradição e realizou-se o intercâmbio. No final da audiência, o secretário pediu que devolvesse o solidéu e entregou-lhe o que tinha comprado. Para o Padre Kevin é um tesouro ter um solidéu que o Beato João Paulo II usou por 40 minutos.

Dez anos mais tarde, o Padre quis repetir a façanha com o Papa Bento XVI. Esta vez durante uma audiência geral das quartas-feiras no Vaticano. O sacerdote fez todo o possível para que a Guarda Suíça percebesse que levava um solidéu novo, mas não perceberam. Vendo que estava a perder a sua oportunidade, o sacerdote ousou saltar as grades que separam o público da área onde o Papa Bento XVI se reunia com um pequeno grupo e conseguiu chamar a atenção do Pontífice. O próprio Papa Bento XVI, que "ama este tipo de tradições", aproximou-se do Padre Peek, tomou o solidéu novo e entregou-lhe o que estava usando. A multidão que o rodeava ficou atónita, e todos queriam saber o que tinha acontecido.

O terceiro solidéu papal do Padre Peek chegou por uma rota diferente. Um sacerdote já ancião da arquidiocese de Atlanta tinha um solidéu usado pelo Papa Pio XII e se preocupava de que, uma vez morto, ninguém gostaria o suficiente da sua valiosa posse para cuidar dela. Quando ouviu a história do Padre Peek, o sacerdote enviou-lhe o solidéu por correio. in ACI


blogger

2 comentários:

Tiago Lucio disse...

Que giro!!! Não fazia ideia desta tradição...

Mirna disse...

solidéus papais são uma beleza! Eu quero um, eu coleciono chapéus