quinta-feira, 19 de março de 2009

Uma pergunta...

O QUE É A FÉ?

blogger

5 comentários:

Domingueira disse...

Vai ao catecismo. O compêndio também deve responder.

Sei que querias discussão... ;)

Duarte 16 disse...

Com a Esperança e a Caridade formam as Virtudes Teologais!

João Silveira disse...

Até agora respostas politicamente correctas.

Quando alguém diz uma coisa mesmo estúpida e diz: esta é a minha fé. Isso é mesmo fé, ou é o quê?

Zé Maria Duque disse...

A Fé, enquanto virtude teologal, é a liberdade do Homem que adere a revelação de Deus. Por isso, a Fé é uma graça mas que depende da liberdade do homem de aceitar ou não.

A fé, como método de conhecimento, é a certeza moral numa pessoa que não nos engana e que nos diz algo que está de acordo com a razão (por exemplo: o geógrafo que faz um atlas e que diz que existe a Austrália).

Espero não ter sido mto confuso, mas n me estava a apetecer ir buscar o Compêndio nem o "É Possivel Viver Assim?".

João Silveira disse...

Zé Maria, foi uma resposta curta, mas completa.

A fé é um método de conhecimento indirecto, por acontecer por intermédio do testemunho de outrém, e que é essencial para a vida do dia-a-dia. Viver sem fé, a desconfiar permanentemente de toda a gente tornaria a vida em sociedade impossível. Por isso todos, até o mais ateu mais acérrimo usa a fé todos os dias, apesar de julgar que não.

É giro como Deus, para Se dar a conhecer escolheu este método da fé, e não outro, como por ex descer do Céu com fogo de artifício e serpentinas, revelando-Se quase que de maneira imposta. Revela-Se como um homem, igual a todos os outros, a uns, e confia nesses para espalhar a Sua palavra.

O homem tem em si todas as condições necessárias para perceber que estes testemunhos são credíveis, e que o que dizem corresponde aos desejos mais profundos do seu coração. Nestas condições, ter fé é mais do que razoável, e exigir mais provas, como fez S.Tomé, é irracional.