quinta-feira, 19 de junho de 2008

É preciso ter fé e a bola no pé! Yo!

Após o jantar de ontem, no Suisse Hotel, quando os jogadores regressaram aos quartos, para a última noite antes do embate com a Alemanha, voltaram a encontrar um bilhete de Scolari. Numa folha A4, passada por debaixo da porta, lá estava mais um texto de motivação, que o seleccionador tem por hábito entregar antes dos grandes momentos. É assim, desde o Euro’2004, que Scolari prepara o seu plano de superação, que é finalizado no próprio dia do jogo, já no balneário.

Ontem, em Basileia, todos voltaram a ser surpreendidos com um texto de Felipão, que para estas ocasiões procura inspiração em livros como “A Arte da Guerra”, de Sun Tzu, ou no poema “Pegadas na Areia”, de Margaret Powers, utilizado recentemente. Desta vez, para o jogo com a Alemanha, a escolha recaiu sobre um conjunto de citações de Eleanor Roosevelt.



Mas é em “Pegadas na Areia” que está mesmo a base de muitas das mensagens que Scolari passa ao seu grupo, partindo de um poema que exalta a crença e valores solidários, com passagens de fé:

“Tive um sonho. Sonhei que estava andando na praia com o Senhor e, através do céu, passavam-se cenas da minha vida. Por cada cena que se passava percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia: um era meu, outro era do Senhor (...) Quando a última cena da minha vida passou diante de nós, olhei para trás, para as pegadas na areia, e notei que muitas vezes, no caminho da minha vida, havia apenas um par de pegadas na areia (...) Notei que isso aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiantes. ‘Senhor, disseste-me que andarias sempre comigo em todo o caminho. Afinal, vejo apenas um par de pegadas...’ O Senhor respondeu: Quando viste na areia apenas um par de pegadas, foi exactamente aí que, nos braços, te carreguei.”

Na última noite houve mais “Pegadas” no hotel, agora inspiradas em pensamentos de Eleanor Roosevelt. E a mensagem passou. (Jornal Record, de hoje)

Um jornal desportivo a passar uma oração! uau!

blogger

1 comentário:

Duarte 16 disse...

Porque é que a oração não fez efeito????? oooooohhhhh acabou o sonho dos portugueses (alguns). pelo menos esses jogadores ficaram a conhecer uma oração bonita, mas não sei se depois de hoje a vão querer ver mais...