sábado, 9 de junho de 2007

Como se passa um dia (IV)


18.00 Rezo o Magnificat a esta hora e decido que vou lá para fora, apanhar ventinho a escrever no meu diário espiritual. Quer dizer, aquilo é mais um diário em que falo de tudo, e beatices também, claro!

18.05 Sento-me no chão do claustro, encostado a uma coluna, à sombra. O calor aperta, mas já está a passar, e eu tão fresco agora!!(cuspo para o chão com trejeito de nojo ao lembrar-me da flanela demoníaca) Escrevo o que tenho passado nos últimos dias… Ora já não me lembro bem, mas consulto o livro das msgs e logo me elmbro perfeitamente do dia todo!

18.32 Vou buscar o Missal para rezar as leituras de hoje da Missa. Fico um bocado dentro da Capela. Tão fresquinho. Que irritantes, estes bichos da conta! Sempre a passear. E meus amigos, evoluam e parem de morrer apenas porque se viram ao contrário!! Que tal desenvolver uma dessas mil pernas para que cresça de lado e faça de alavanca para quando se viram ao contrário! Que figuras que fazem assim! E desconcentram-me!

18.56 Toca o sino, Missa tá quase! Vou ao quarto, lavo a cara, penteio-me e ponho Lavanda. Gosto de ir fresquinho e cheiroso para Nosso Senhor. Ponho o Missal no sítio e trago a minha Liturgia das Horas. É, como sempre, Vésperas/Missa. Não tão cá os três padres, só dois. Tudo corre bem, claro! Que grande momento, este!

19.55 E já acabou! É estranho como antigamente me lembro da tortura que era mais de 45 minutos na Missa de Domingo e hoje em dia ter Missa diária de uma hora é perfeitamente normal!Que bom! Vou ao quarto, vejo se estou bem e sigo para o Jantar.

20.03 Depois de estarmos à espera que o último chegasse, ainda em silêncio, rezamos. Que bom, o jantar é carneee! Tou outra vez na mesa dos Padres. Vou buscar o saleiro, indispensável para qualquer refeição. A conversa é trivial, contam-se umas piadas, fala-se de tudo, entretenho-me a brincar com o saleiro enquanto se fala animadamente de futebol. Tomo o remédio para o enjoo, que entretanto voltou.

20.40 “Glória ao Pai…” já acabou! Sou eu a lavar a loiça, que bom… Pego nos guardanapos de todos os da mesa e vou pô-los na gaveta. Gosto de levar os guardanapos e arrumá-los, nos anos correspondentes. Sigo para a copa e vou para o lava-loiças. Começo a passar a loiça pela água e a pôr nos tabuleiros da máquina. Chegam o Hugo e o Marcos, põem mãos à obra. “Vamos lá despachar isto para sairmos daqui às 9h” digo.

21.01 Nada mau, praticamente um record! Já tá tudo lavado, enquanto eles levam o lixo lá para fora lavo o chão, ponho um saco novo no caixote e apago as luzes. Done.

21.06 Vou ao quarto, lavar aos mãos com sabonete (Feno de Portugal, o verde, que cheira mesmo bem!) Odeio aquele cheiro a comida nas mãos!! Pego no livro e vou para o Bar. Na sala da televisão tão a ver o CSI…Não costumo ver a série por isso não fico. Há já imensos dias que não vejo os Simpsons!!

21.08 Gosto muito de Luís Sepúlveda. Tou a ler Patagónia Express, que comprei no outro dia, quando fui à Feira do Livro com o Pai! Comprei dois livros, um li no próprio dia e este tou a lê-lo. (Sou um infiel aos livros, leio sempre vários ao mesmo tempo e vou saltando de uns para outros, conforme a altura do dia e a disposição!) Há conversas sobre o livro do Papa, que nunca mais é publicado em português; a festa do Espírito Santo em Alenquer, a nova Igreja da Santíssima Trindade em Fátima ou uma homilia do Patriarca. Isso e mais mil estupidezes do costume!

21.30 Acaba o intervalo. Deixo-me ficar mais uns minutos no sofá com mais alguns seminas rebeldes!! Estes sofás são divinos, mesmo moles… e falam! Ainda agora este me diz “Duarteee… não és meu amigo? Eu sou teu amigo! Sou um apoio para ti…Confia em mim….descansa em mim!” E eu vou ficando, a divagar um bocado e a brincar com o candeeiro. Tá com uma lâmpada mal enroscada então passo o tempo a abaná-lo para ela fazer mau contacto. “Olha que ainda fundes essa porcaria!” Ora aí está, coisa que eu ouvi como” Duarte, continua, que até é engraçado!” Continuo mais um bocado.

21.40 Pronto tá bem, também não vale a pena ficar aqui o resto da noite. Vou lá acima à sala dos computadores, aqui de baixo ouvi o barulho das conversas do Messenger!

21.42 Sala cheia! 5 computadores, uns a ver mails, outros a trabalhar, mais um a tirar fotocópias e dois à conversa com outros… Fico um bocadinho à conversa até “vazar” um lugar.”Ò Ivo, não vais demorar pois não?” Ia já sair, olha que sorte. Vou ver os mails, costume, os blogs, duas palavrinhas no Messenger e quando olho para mim o tempo voou. “Maldito contínuo espaço/tempo que deve estar aos saltos outra vez! Tenho de ver se tiro Física ou assim para ver se percebo isto!”

22.50 Hora de ir para o quarto! Devia estudar um bocado! Mas agora já é muito tarde! Vou ligar à Mãe. “Tal e tal, tá tudo bem, a famelga também, não, não há novidades”

23.05 Já agora ligo ao Pai! E o Pai faz a típica pergunta “Olá! Então onde está?” Hmmm, por onde haveria de estar, principalmente a estas horas?… Por aquelas bandas também tudo bem. Tá certo, tudo bem.

23.13 Ponho-me às msgs com um amigo. Pois e tal, não sei o que acho, devias ganhar juízo! E estudar, não se faz? Que sorte, já de férias… eu tou quase a acabar as aulas! Mal posso esperar!

23.56 Depois de engonhar e passar várias msgs para o caderno resolvo que está na hora de ir para a cama. Todo um ritual que demora.

00.04 Rezo Completas, oração para acabar o dia. Exame de consciência (não, não vou partilhar!) e o salmo e o resto.

00.10 Já está. Ao tirar o pólo lembro-me uma derradeira vez da camisa de flanela… e ponho-me de boxers! Tou cansado! Ando a dormir mal, já me devia ter deitado há mais tempo, amanhã ainda falto às Laudes… recebo mais umas mensagens, mando outras. Já deitado em cima da cama.

00.30 Bom, tem de ser, pôr o despertador (já só faltam 6 horas!), por também o alarme no télemovel e dormir. Apago a luz, a ouvir música, claro. Sempre ligada, a noite toda. Para me ir fazendo companhia nas insónias. O Oceano Pacífico hoje está bom. Deixo os meus pensamentos voarem como só acontece à noite. Que dia este…nada de especial, mas grande. Tenho ainda algumas preocupações na cabeça… Devia ter feito várias coisas que não fiz. Amanhã é um novo dia!

00.49 É a última vez que olho para o relógio antes de adormecer.Vejo o plástico do “Não Obrigada” colado na minha porta. Um nó na garganta…que sensação de impotência…Mas há sempre esperança.

2.40 Passa uma mota a acelerar e acordo com um susto! “Pregos no chão!!!Era o que merecia! E ir contra o muro!” Odeio acordar assim de repente! E doem-me as costas caramba! Tá a dar uma música seca na RFM e ponho um cd, que o João me deu. Aquela musica do Jurassic Park, que nostalgia, que comovente…acalmo logo e solto os meus pensamentos mais uma vez. Omo eu gostaria de voar, de poder viajar no tempo! Gostava de poder descobrir o Mundo com o Vasco da Gama, almoçar em Versailles com Luís XIV, ser aristocrata na Revolução Indutrial num bairro de Londres… Ver a lata do Napoleão a auto-coroar-se imperador…enfim… é tão boa esta fase do sono…

4.13 Acordo, porque sim. Olha, uma msg.. “Aposto que é do meu Afilhado…” Muito boa, a frase beata que escreveu. O cd já acabou, claro. Volta à RFM. Anastasia? Tá certo. Por acaso gostava de ir à Rússia. São Petersburgo. Ao Hermitage. A ver “O Filho Pródigo” de Rembrandt durante muito tempo. Esta parábola é genial… Imagino que sou o Filho Pródigo. Ou o irmão mais velho. E adormeço a pensar em Jesus.

6.25 Toca o despertador.

End of day


blogger

2 comentários:

Pyny disse...

Nunca me ri tanto como com esta tua saga! Obrigado pelo comentário no meu blog! Fico contente por gostares! A partir de agora sou assíduo do vosso blog! Senzacional!

João Silveira disse...

Lol! É d madrugada e estive a rir q nem um perdido com este teu dia, padrinho. Acho que com esta emoção toda, ainda vais conseguir levar uma bela malta aí para o seminas...

Vou ter de destacar o diálogo com a camisa de flanela e a irritação com o motoqueiro nocturno como os pontos humorísticos mais altos.

Obrigado!

Grd Abraço

P.S. - não é p ti, é po pyny: gosto de te ver aqui!