quinta-feira, 8 de junho de 2006

teatro e televisão - tá tudo louco

Agora estão em exibição 1 peça de teatro e um programa de televisão que desvalorizam completamente o casamento:

"O Submarino"

Teresa Guilherme e o actor brasileiro Miguel Falabella juntam-se em palco para protagonizarem um casal moderno com dificuldades no relacionamento.
César (Falabella) é corretor da bolsa de valores e Rita (Teresa Guilherme) é uma bibliotecária. Para ela, "o casamento é igual a um submarino. Até bóia, mas foi feito para afundar". Em suma, uma comédia romântica que acaba por ser uma viagem pela vida, pelas crises da idade e da relação a dois.


Isto vem também na sequência daquele programa de televisão da tvi, "o meu odioso e inacreditável noivo". Está-se a retirar todo o sentido ao casamento...Confesso que ao princípio não me apercebi logo da gravidade deste programa, até achei piada, mas por detrás disto, há uma completa desvalorização da dignidade do casamento, cada vez mais banalizado hoje em dia...

Também agora surgiu outra peça de teatro, uma sátira em relação às religiões:

"Me Cago en Dios"

A peça, do dramaturgo espanhol Íñigo Ramírez de Haro, apresenta-se como uma crítica aos mecanismos de culpa, às ideias que sabotam a liberdade e às palavras comprometedoras.

Já agora, não deixa de ser curioso que estas peças de teatro têm o apoio do ministério da cultura...que devemos fazer?

blogger

7 comentários:

Senzhugo disse...

esse dramaturgo español - cuja vida deve mesmo ser dramática - cá pra mim é utilitarista.

Pipos disse...

acabei de por um post deste teatro no nosso blog...só agr vi q tava aqui tb

Senzhugo disse...

coloca-se o eterno problema: se reagirmos com veemência, corremos o risco de publicitar a dita peça e fazer o efeito contrário.
foi assim que os da vinci e o seu código ganharam projeccção...

Senzhugo disse...

que solução dariam os utilitaristas?

João Silveira disse...

não sei, mas envolveria animais, certamente

João Magriço disse...

e pegar fogo ao teatro? levanta-se mais a questão do património histórico do que as peças lá representadas, e assim deixavam lá passar barbaridades? Ou então, não iroms ver e convencer outros a não irem. Se as peças não tiverem saída, alguém há-de perceber porquê, não?

Já agora, que música é esta? Parece uma canção de uns desenhos animados espanhóis para crianças...

mvs disse...

É a música do www.nomiresmtv.com. Tá de chorar a rir, mas ao mesmo tempo tá estúpida porque ridiculariza certos valores de uma forma exagerada...