segunda-feira, 22 de maio de 2006

Já não estamos nos tempos dos reis!

Nunca tinha reparado neste pormenor até ao outro dia quando tava a falar com um amigo! Achei giro mostrar!

Brasão JP2
Photobucket - Video and Image Hosting

Brasão Bento 16
Photobucket - Video and Image Hosting

"L’Osservatore Romano apresentou o novo brasão do papa Bento XVI, que mantém alguns elementos originais já contidos no brasão episcopal do cardeal Joseph Ratzinger. A novidade está na substituição da tradicional tiara pontifícia, por uma mitra e o retorno ao uso do pálio, há muito não mais visto em um brasão papal. O ultimo papa que recebeu a tiara foi Paulo VI.
Em cima do brasão aparece pela primeira vez aquela que poderemos chamar de mitra “papal” e não mais a tiara, como aparecia até então nos brasões pontifícios. Na mitra papal encontramos, contudo, as três faixas de ouro, dantes representadas na tiara, que estão coligadas entre si, e representam o tria munera exercidos pelo Santo Padre: santificar, governar e ensinar, funções que, com o seu serviço ordinário supremo, pleno, imediato e universal, pode sempre exercer livremente buscando a salvação de todos."

D. Hugo Cavalcante, OSB


blogger

17 comentários:

Anónimo disse...

Com um título assim, tás-te a habilitar mas é a levar uma bofatada nas trombas!
Com que então não estamos nos tempos dos reis? É a tua opinião. Para mim, enquanto Jesus for o Cristo Rei haverá espaço para Reis neste mundo. Enquanto Nossa Senhora for Rainha do Céu e da Terra, haverá espaço para Reis e Rainhas neste mundo. Enquanto o Papa continuar a ser o monarca da cidade estado do vaticano, haverá espaço para monarcas neste mundo.

Mal estará o mundo quando não houver tempo para Reis...

Quanto ao teor do post, eu tinha quase a certeza de ter chamado atenção para isso logo que saiu a notícia, há mais de um ano.
Trata-se de facto da continuação daquilo que João Paulo XXIII começou quando decidiu que não queria usar a tiara. Contudo, manteve-a nas armas. Se não me engano as armas do vaticano mesmo, continuam a ter a tiara triplice.
Os papas têm as suas razões para fazer estas coisas, e isso é lá com eles, mas nada disso impede que o Papa continue a ser um monarca enquanto Chefe de Estado da cidade do Vaticano.

Já agora, e por curiosidade, a tiara do Papa era feita de ouro e continha as chaves de S. Pedro. Mas houve outro Bispo que teve direito a usar uma coroa exactamente igual, só que sem as chaves de S. Pedro. Sabem quem foi? Esse Bispo deixou de usar a Tiara quando João XXIII deixou de usar.

Duarte 16 disse...

só sei que o brasão do nosso patriarcado tem a mitra!
E Filipe, não te enerves com a história dos reis...

Duarte 16 disse...

ps - joao paulo XXIII???eheheh

João Silveira disse...

proponho que se mude o título do post para: "Já não estamos nos tempos dos bolos-rei"

João Magriço disse...

E voltamos ao tempo do Quiz... Mas agora fiquei curioso. Filipe, qual é o prazo limite para se dar a reposta? Podemos usar a ajuda do público?

Senzhugo disse...

uf... é bom saber que vai haver um joão Paulo 23.
há quem diga que este é o penúltimo Papa. Afinal não é.

Anónimo disse...

Eu enervo-me com o que bem entender! Não mandas em mim.

Comecei a escrever João Paulo I, depois lembrei-me que não tinha sido ele mas sim João XXII... da segunda vez escrevi bem, vá lá...
Isto de ter tido um Papa João Paulo durante 99% da minha vida complica as coisas, se me perguntarem inesperadamente quem foi o primeiro papa eu respondo João Paulo Pedro.
Ainda por cima acabei de confirmar que foi mesmo João Paulo I que recusou ser coroado, pelo que, afinal, o que estava mal era o XXIII.

Quanto à resposta, o Duarte já a deu. O nosso Patriarca (quando digo nosso é dos Lisboetas, tripeiros não têm direito) só poderia usar a tiara nas armas se esta lhe tivesse sido dada. Estas coisas não se inventam.

Não se sabe bem quando é que o Papa deu aos patriarcas de Lisboa essa honra, mas a verdade é que apenas estes dois bispos (Roma e Lisboa) usam a Tiara.
E mais, desde que o Papa renunciou, este ano ao título de Patriarca do Ociedente, o nosso tornou-se um dos únicos 3 patriarcas latinos existentes (Lisboa, Veneza e Jerusalém e Indías Orientais. O Patriarca das Índias Orientais era o Bispo de Goa, logo, até há pouco tempo também era sempre Português. Os espanhóis ainda tentaram inventar um Patriarca das Indias Ocidentais - um título que normalmente era atribuido ao capelão da marinha espanhola, ou seja, nunca teve qualquer diocese de facto. Coisas à espanhol...

Viva os Patriarcas, as mitras e os Reis.

inésia disse...

comentário de apoio ao primeiro comentário do Filipe:
Cristo Presidente?! não! Cristo Rei! ;)

comentário ao post: mt interessante! dudi pesquisa mais coisas baris deste teor. gosto imenso desta coisa da simbologia dos "adereços"

Pipos disse...

Gostei dessas do Espanhóis... São uns mitras ou neste caso não.

Senzhugo disse...

"coisas baris deste teor" é uma bela expressão.

Senzhugo disse...

já sei, faz-me lembrar um primo meu que dizia "deveras baril".

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Correcção: o Duarte escreve "só sei que o brasão do Patriarcado de Lisboa tem a mitra". Errado, tem a Tiara.

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Filipe, de facto não se sabe ao certo quando é que o Patriarcado de Lisboa obteve o direito à tiara, mas fará sentido que tenha sido ou aquando da sua criação do Patriarcado de Lisboa, por Clemente XI, ou pouco depois, aquando da reunião, feita por Bento XIV, das duas arquidioceses metropolitanas de Lisboa - Oriental e Ocidental.
É também o Papa Clemente XI que atribui aos monarcas portugueses o título de Sua Majestade Fidelíssima.
Vivemos nessa altura a última época de ouro da história portuguesa, com uma enorme influência junto da Santa Sé. Não me parece que a concessão do uso da tiara tenha sido feita em época posterior.

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Correcção: é o Papa Bento XIV que concede o título de Sua Majestade Fidelísssima.

Tiago disse...

O francisco é funcionário público, só assim se percebe que escreva tudo isto! Mas vai continuando, que vamos aprendendo com o q escreves eheheh! Já agora, rapaste o cabelo?

Duarte 16 disse...

Obviamente eu queria dizer tiara e não mitra... Nem o Filipe reparou quando respondeu!

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Uns belos mitras, é o que vocês são! ;)