quinta-feira, 18 de maio de 2006

Evangelho do dia e comentário

Evangelho segundo S. João 15,9-11
«Assim como o Pai me tem amor, assim Eu vos amo a vós. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu, que tenho guardado os mandamentos do meu Pai, também permaneço no seu amor. Manifestei-vos estas coisas, para que esteja em vós a minha alegria, e a vossa alegria seja completa.»
Comentário ao Evangelho do dia feito por : Vida de S. Francisco de Assis, dita do "Anónimo de Perugia" §97

“Permanecei no meu amor”
Desde o início da sua conversão até ao dia da sua morte, o bem-aventurado Francisco foi sempre muito duro para com o seu corpo. Mas o seu principal e supremo objectivo foi o de possuir e conservar sempre, por dentro e por fora, a alegria espiritual. Ele afirmava que se o servidor de Deus se esforçasse por possuir e conservar a alegria espiritual interior e exterior que procede da pureza de coração, os demónios não poderiam fazer-lhe nenhum mal, e, constrangidos reconheciam: “Dado que este servidor de Deus conserva a sua alegria na tribulação como na prosperidade, não podemos encontrar nenhum meio para fazer mal à sua alma”.
Um dia, repreendeu um dos seus companheiros que tinha ar triste e o rosto melancólico: “Porquê manifestar assim a tristeza e a dor que sentes pelos teus pecados? É um assunto entre ti e Deus. Reza para que te dê, pela sua bondade, a alegria e a salvação (Sl 50,14). Diante de mim e dos outros, trata de te mostrares sempre alegre, porque não é conveniente que um servidor de Deus apareça diante dos irmãos com uma cara triste e franzida”.
fonte: EAQ


blogger

3 comentários:

Senzhugo disse...

Não tens aí o Evangelho de depois de amanhã?

inésia disse...

isso já enjoa

Senzhugo disse...

Eclesiastes 10:19 Para rir é que se dá banquete, e o vinho alegra a vida.