quarta-feira, 25 de janeiro de 2006

Dia da conversão S. Paulo (patrono dos caminheiros do Corpo Nacional de Escutas)

"Eu sou Jesus, a quem persegues. Mas levanta-te, entra na cidade e ser-te-á dito o que deves fazer" At 9,5-6M
Comemoramos hoje, com solenidade, a conversão do apóstolo São Paulo. Ele próprio confessa, por diversas vezes, que foi perseguidor implacável das primeiras comunidades cristãs. Por causa disso atribuiu a si mesmo o título de "o menor entre os Apóstolos" e, ainda, de "indigno de ser chamado Apóstolo". Mas Deus, que conhecia a sua rectidão, tornou-o testemunha da morte de Santo Estevão, cena entre todas comovente, descrita nos Actos dos Apóstolos. A visão de Estevão apontando para os céus abertos e Filho do Homem, o Cristo, aí reinando, domina a vida toda do Apóstolo dos gentios, Paulo de Tarso.
Além das grandes e contínuas viagens apostólicas e das prisões e sofrimentos por que passou, devemos a este Santo, que se auto denomina "servo de Cristo", a revelação da mensagem do Salvador, ou seja, as 14 Epístolas ou Cartas. Elas formam como que a Teologia do Novo Testamento, exposta por um Apóstolo.
Jamais apareceu outro homem sobre a terra que fundamentasse tão bem a nossa fé em Cristo, presente na História, como também, presente em nossa própria existência. Foi São Paulo quem o fez de maneira insuperável.
(fonte: EAQ)


blogger

4 comentários:

Senzhugo disse...

S.Paulo é gde tema. Devia haver um ano em q as EJNS optassem por escolher as cartas como tema anual.

João Silveira disse...

isso é q era!

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Pq é q aqui já há dois comentários e no post da 1ª carta encíclica de Bento XVI não há um único comentário senza???

João Silveira disse...

pq o blog esteve a tarde toda em baixo..de forma