sábado, 31 de dezembro de 2005

noite de natal

Sair no dia de Natal? Sim ou não?
Quero polémica...animem isto, não quero eco lol

blogger

13 comentários:

João Silveira disse...

Fica à consciência de cada um, nepes de regras pré-definidas.

Mas o q ñ deve ser feito nas outras noites do ano, mais ainda nesta noite em que ainda recordamos o nascimento do Deus-menino.

Senzhugo disse...

É uma questão que a meu ver não tem muita importância. Depende do contexto familiar de cada um. Pode ser muito boa ideia no dia de Natal combinar um programa familiar. Mas se passamos a vida na rua, é simpático pelo menos neste dia ficar com a família.
Ao invés, ir beber um copo com irmãos, primos ou amigos mais chegados pode ser muito giro. Apanhar uma grande bezana nesta noite, já não vejo grande motivo para tal.

Sempre vi o Natal como feta familiar e a passagem de ano como festa de amigos. Mas há quem tenha visão distinta.

João Silveira disse...

a feta é a mulher do feto?

Duarte 16 disse...

Não há polémica. Se acham digno ir sair no dia que se celebra o facto de Deus se ter feito homem...é uma bela maneira de agradecer a Deus, que deixou tudo para se tornar homem. Deixou o Céu e o Seu Trono para ir para uma gruta, nas palhinhas, no meio do nada, para ser toda a vida ultrajado, maltratado, torturado, morto...e nós não podemos nessa noite deixar os nossos vícios ou apetites para pensar e rezar um bocadinho mais neste mistério que "só" dá sentido á nossa vida. Em que é que nós estamos a agradecer a Deus o facto de se ter feito homem indo para ambientes maus onde estamos ao lado da degradação e da ausência de valores – ou muitas vezes fazendo parte deles?E se dizemos que podemos não cooperar com essas atitudes e portarmo-nos bem...sim, mas isso é o desinteresse pelos nossos irmãos!é dizer que desde que não me afecte a mim nao me interessa que tejas aí a curtir com duas ao mm tempo.. É horrível! É triste!É indigno!Mal agradecido!
Vocês já sabem que eu não sou nada de saídas e desses ambientes...custa-me pq enquanto estamos todos ali a fazer disparates e a beber jolas há imensas pessoas no mundo que tão a dar a vida pela Salvação das almas...há missionarios a trabalhar, maes de familia acordadas a tratar dos filhos, doentes a entregar sofrimentos, há freiras a rezar em vigílias...há milhares de Sacrários vazios,,,à espera de uma visita nossa....há tanta coisa pra ser feita...e já desperdiçamos tanto tempo sem fazer nada...
eu penso sempre como me sentiria se Jesus me aparecesse a qualquer momento do dia, e me dissesse “Dei a vida por Ti. Sofri horrores só por ti, para te dar uma vida digna, para poderes ser chamado Filho de Deus.Amo-te como ninguém.O que estás disposto a fazer por mim?”
Todos falamos muito doutamente da radicalidade evangélica ... quando percebermos um dia que ser radical implica....ser radical, aí muita coisa vai mudar.

Pipos disse...

Eu só fui sair uma vez na noite de Natal, não sou o maior adepto, até porque tou sempre podre da correria do Natal e nem me aptece, prefiro conversas de primos, tios, irmaos, ate às tantas.

Mas também acho que os que dizem Não, tão a exagerar ( falo no geral, das opiniões q tenho ouvido..).Saír à noite não é pecado nenhum, não tem mal nenhum.. ÀS vezes pensa-se que só o facto de ir sair, implica fazer porcaria, e já é um grande mal, nada mais errado! A noite é diversão com os amigos, primos... como ir jogar futebol, ir ao cinema. Não podemos tar a por um rotulo na noite que não existe.

A saida da Noite de Natal para mim não tem mal nenhum, visto já n ter festas familiares, ser dia 26 a partir da meia-noite e pq não ires festejar c os amigos o nascimento de Jesus, dançando e falando c amigos? tal como festejas os anos dos teus amigos.

Duarte 16 disse...

Essa do dia 26 mata-me! E para mim Jesus nao é um amigo como os outros.A não ser que os teus amigos também te possam dar a vida eterna!Please, quero conhecê-los!!
ehehe

Pipos disse...

Claro que Jesus n é como os outros...faz as devidas comparações e percebes onde quero chegar.

Senzhugo disse...

Duarte,
partes do pressuposto que só se pode saír À noite para curtir com miúdas, de preferencia duas ou mais, por entre uma data de copos até chegar a casa de rastos.
Claro que estas saídas são graves, mas não só a 25.12 à noite.
Já vi um padre confessar num bar ali em Santos.
Também podemos e devemos ser católicos na night. Aliás, foi isto que aprendi nas EJNS: dá pra haver grandes borgas e diversão sem fazer asneiras.
O vinho alegra o coração, mas se for demaisado claro que o danifica.

Pipos disse...

de acordo..

Tiago disse...

Essa história de já ser dia 26 comigo também não pega...
Quanto ao resto, o duarte diz imensas coisas muito certas, mas eu acredito que também à noite podemos fazer a diferença e mostrar que somos cristãos. É claro que há certos ambientes a evitar definitivamente, principalmente em determinados dias, mas outros não são assim tão maus!

João Silveira disse...

Já sai à noite várias vezes(e posso prová-lo), e o ambiente ñ é santo, nem de perto nem de longe. Por muito que tentemos ser santos, ñ somos todo-poderosos, e o mal influencia-nos, mesmo que não dêmos por isso.

Ñ tou a dizer para deixarmos de sair à noite, mas apenas para termos consciência da influência q poderá ter em nós, e de como usamos o nosso (valioso) tempo.

Uma pequena lembrança para o apelo universal à santidade feito, nada mais nada menos que, por Nosso Senhor Jesus Cristo, no sermão da montanha: "Sede perfeitos como o vosso Pai do Céu é perfeito."

Em vez de andarmos a fazer isto ou aquilo porque não faz mal, ou não é grave, que tal tentarmos fazer o que é bom, e o que é perfeito?..

Por esta intenção...

Pipos disse...

Acabou-se as noites!!!

e quem for apanhado na noite, será chicoteado em praça publica!!

Duarte 16 disse...

Eu nem posso sair do seminário, quanto mais sair à noite!eheh