terça-feira, 1 de novembro de 2005

Santo Hugo - 1 do Abril (aldra...)


Senzas!
Lembremos todos a vida de santidade de Santo Hugo, amigo pessoal do Avô de Afonso Henriques, Afonso VI de Leão e Castela
(olha, eu tb sou amigo pessoal – alguém depois me explicará o que é ser amigo impessoal – de um Afonso que é um grande Leão!), que nasceu em Castelo Novo em França, isto em 1053.
O que o distinguiu? A sua retidão, uma constante busca de Deus. O Santo de hoje pertencia ao clero da diocese de Valência, até se tornar cónego e mais ordenado Bispo e enviado para Grenoble, onde tornou-se santo pastor.

A diocese de Grenoble era extensa e numerosa em almas, além de estar com um clero, na sua maioria, decadente na disciplina e muitos leigos destruíam a Igreja Local. Com missionário e reformador, Santo Hugo, que sempre foi tendido a vida monástica, retirou-se por dois anos
(eu estive 2 anos na Partilha. Assim como assim...), mas porque Deus nem sempre concorda com os homens, por mais santos que eles sejam e por obediência ao Santo Padre Gregório (grande Papa, na linha de Bonifácio II, só que este ainda não é sequer beato), deixou a paz da vida monástica para "guerrear" pela reforma da diocese.

Durante o governo Santo e sofrido, Santo Hugo acolheu carinhosamente São Bruno com seus companheiros que fundaram na sua diocese a Ordem dos Cartuxos. Com coração acolhedor, foi também Hugo muito sábio, prudente, perseverante (de facto, sou eu eheh) e homem duma fé que mereceu permanecer aqui na terra e no cuidado do rebanho de Cristo até os 80 anos (ena, ainda me falta um bom bocado então...). Até hoje, a vida de Santo Hugo está sendo estudada (a minha vida tb tem mto que estudar...), desde a canonização, que se deu por Inocente II (não o culpem, está mm inocente).

blogger

Sem comentários: