quinta-feira, 10 de novembro de 2005

Padres na prisão, por delito de opinião?

Esta sexta-feira às 9h da manhã nos juízos criminais de Lisboa, situados na Rua Pinheiro Chagas nº20 (as instalações tinham mudado para perto do Castelo, mas penso que já voltaram à base) vão ser julgados o Pe. Nuno Serras Pereira e o Pe. José Luís Borga, por estarem ligados à publicação que denuncia as políticas pró-aborto da APF - o Pe. Nuno escreveu um artigo de opinião intitulado "os abortófilos" e o Pe. Borga apanhou-o na net e publicou-o num jornal do Entroncamento.

É triste que num país democrático seja crime, no século XXI, emitir juízos de opinião. Gostava de ver se a camarada Odete e o camarada-candidato Louçã também defendem esta gente inocente que é levada à barra dos tribunais.

É público e notório que a APF não é contra o aborto. Antes pelo contrário...


Fica, para terminar, um excerto da declaração de voto de 2 deputados do PS que pode ser lida, quando se tiver tempo, aqui.

O Decreto-Lei n.º 136/96, que estabelece o regime jurídico do fomento, exploração e conservação dos recursos cinegéticos, no seu artigo 22.º, proíbe o «capturar ou destruir ninhos, covas, luras, ovos e crias cinegéticas». Pela nossa lei, é crime destruir ovos de perdiz, pomba, rola... A Directiva do Conselho das Comunidades Europeias de 2 de Abril de 1979, relativa à conservação das aves selvagens, recomenda aos Estados-membros, no seu artigo 5.º, nomeadamente, que seja proibido «destruir ou danificar intencionalmente os seus ovos». Propõe-nos uma lista de cerca de 150 aves, especificadas em diferentes anexos, desde o milhano, ao peto preto, à frisada, à piadeira...

blogger

6 comentários:

Domingueira disse...

Eu estive no julgamento!!!

Se já tinha uma enorme admiração pelo meu querido Pe. Nuno, não imaginam agora... Grande Homem de Honra e de Verdade!!!!

Duarte 16 disse...

K nojo Hugo, fizeste-me entrar no site do PS - foi quase como se fosse pornografia, daquelas coisas que se me apanhassem a ver era muito mau!eheh

Marianita, conta lá, Se o Pe Nuno for condenado é o que?Uma multita?
Todos a apoiar o clerooooo!!:)

Domingueira disse...

Se for condenado pode ser preso até 6 meses ou então 240 dias de multa.


Porquê esta "word verification"? só atrapalha...

Senzhugo disse...

Não Duarte, 240 dias de multa significa q o tribunal fixa uma multa q terá de ser paga todos os dias até ao máximo de 240 dias.

mvs disse...

O word verification é a forma usada pelo blogger para evitar os comentários spam (aqueles "queridos" em inglês que volta e meia apareciam por aí e tinhamos de estar sempre a apagar...).

inésia disse...

mvs és alta croma dos blogs! sabes tudo! até pôr relógio!