sexta-feira, 7 de outubro de 2005

Aulas

Olá meus queridos Senzas! Apesar de vir aqui e comentar, e tembém falar no meu blog já tava cpom saudades de pôr um post aqui!
Nem sabem o que tenho aprendido nas aulas, isto é muito muito bom!Temos Liturgia, com o Pe Luís Manuel, da Sé....muito bom!Falamos da liturgia desde a Era Apostólica até aos nossos tempos, passando pela Idade Média, Moderna, o Vat II.... isto promete!
E temos aula de Cultura e Valores com o Reitor do Seminário, hj discutimos a existência dos valores universais, vários pontos de vista, a natureza humana, cultura como meio natural do homem....muita matéria para pôr o cérebro a mexer!Já tava a ficar com a cabeça entorpecida de tanto tempo de férias, mas tou a amar isto!

A propósito, nesta aula a meio falou-se do Hitler, e eu pus a pergunta (não é "a pergunta"!) que já uma vez tinhamos discutido no jantar com Pe Nuno Serras Pereira, Duarte Sousa Lara...

Se eu me chegasse ao pé do Hitler durante o Holocausto e lhe desse um tiro, mesmo que ele tivesse sentadinho a escrever e não a matar uma pessoa nesse mesmo momento (por causa da questão da legítima defesa), isso seria pecado?

"Obviamente que não!" foi a resposta - "fizeram essa pergunta ao próprio Papa e foi isso que respondeu, mas não saíu nenhuma resposta oficial"

Volta a discussão?ehehe

Muitos beijinhos e abraços

SeminAti


blogger

5 comentários:

inésia disse...

pq é q n seria pecado? p ele ser preverso? mas matar é matar...

João Silveira disse...

pois é, nessa altura esquece-se tudo o q Jesus ensinou, mto especialmente no sermão da montanha, e somos iguais a um qualquer blokista, q faria exactamente a mesma coisa.

bora matar os "maus", e nós os "bons" seremos felizes...

mvs disse...

Acho essa resposta do "não é pecado" um pouco estranha... subscrevo o que a nocas e o silveira disseram.

Senzhugo disse...

ora eu estou de acordo com a resposta do padre ao papa duarte.

até tenho impressão que isto vem explicado no Catecismo. Vão lá ver se ele não admite a acção directa que evite um mal maior. no caso de um ditador... claro que teorizar isto é complicado. Qual seria o limite, depois?

Duarte 16 disse...

pus um post em vez de comment para todos verem! Miguel, já tinha saudades desse teu ar reivindicativo instantâneo!Como em Sevilha com o Cardeal!Tive mta pena de não te ver agr quando tiveste cá...da próxima vez que vieres a Lisboa avisa, pode ser que consigas cá vir visitar-me!