domingo, 5 de junho de 2005

PGuedes, esta é pra ti.



Numa noite de Março em 1711, El Rey D. João V aprestava-se a ir prá cama, quando foi abordado pelo Frei António de São José. O monarca andava apoquentado porque há cerca de três anos que queria ver nascer o futuro herdeiro da Coroa mas D. Maria Ana de Austria ainda não tinha engravidado.
Vai daí, Frei António disse-lhe: "Caso Vossa Majestade prometa construir um convento para os Franciscanos, Deus Nosso Senhor há-de lhe dar um filho".
A 4 de Dezembro daquele ano nascia a Infanta Maria Bárbara.
Foi deste modo que D. JOão V colocou todas as suas energias na constução daquele Convento, inspirado na basílica de S. Pedro e no Palácio Pontifício em Roma. Sabem o nome do arquitecto??
Ludwig!

Toda a construção foi... senza pagare!... Porque as riquezas chegaram todas do Brasil lol
Os Reis entretanto tiveram mais não sei quantos filhos.

...Até Setembro, nos segundo e terceiro sábado de cada mês, vão estar abertas ao públicos zonas "secretas" do Convento de Mafra que habitualmente se encontram encerradas, entre as quais... os dois Carrilhões!


blogger

7 comentários:

inésia disse...

estou a mirar um programa de senzas!!! p acaso já fiz uma visita guiada e privada (eu sou mt à frente ;) ) ao convento, mas adorava voltar!!! bute?

Tiago disse...

é que é já...a seguir!! eu nunca fui e gostava imenso de ir!

Duarte 16 disse...

Bem, temos mesmo de ir a isto, não tou a gozar, o carrilhão tava fechado há imenso tempo pq tava em obras, vale mm a pena ver!e o convento de Mafra é fora de série!

Há dois anos fui a um recital de violinos e sopranos mesmo dentro das biblioteca, que é a coisa mais espectacular de sempre, normalmente não se pode andar lá dentro, só ver da porta! Vá, vamos mesmo a Mafra!Prometo que se formos dou 5 aérios ao Firmino!!

mvs disse...

Bora? ;-)

pguedes disse...

quem diria, as voltas que o mundo dá...

vamos lá a mafra ver o motivo do pd firmino não ter igreja para rezar...

Senzhugo disse...

Então que tal apontarmos para sábado dia 18 de Junho?

Quem consegue saber horários de visitas?

no final... praia!

inésia disse...

eu posso ligar p/lá para saber os horários, mas acho q dia 18 tenho um casório e tenho jogo de manhã de certeza!